Cidades da região Norte de Santa Catarina possuem diferentes planejamentos sobre processo de vacinação para Covid-19
Um dia após o anúncio da eficácia da vacina CoronaVac pelo Governo de São Paulo, as atenções dos catarinenses se voltaram para a mesma pergunta: quando a vacinação irá começar em Santa Catarina? E já há uma resposta. A Secretaria de Estado da Saúde anunciou nesta sexta-feira (8) que a imunização dos catarinenses deve começar até a primeira semana de fevereiro.
Em Joinville, no Norte do Estado, a Secretaria de Saúde elabora um plano de contingência para imunização dos joinvilenses. No ano passado, ainda sob a gestão Udo Döhler, a cidade havia definido orçamento de R$ 100 milhões para compra de vacinas e insumos. No final de 2020, o município registrou a intenção de compra de 10 freezers com capacidade de refrigeração de – 80 graus.
A Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), prevê o início da chegada das doses à Santa Catarina ainda em janeiro, acompanhando o processo que ocorre em São Paulo. No estado paulista, a expectativa é de que a vacinação inicie no dia 25 de janeiro.
A reportagem do ND+ entrou em contato com as principais prefeituras da região Norte para saber qual é a situação de cada município.
Jaraguá do Sul
Jaraguá do Sul já está se preparando para a vacinação contra o coronavírus. O município fez a compra de 80 mil seringas e agulhas para aplicar doses, antes mesmo da definição do ministério da saúde. Segundo o Secretário de Saúde, Alceu Moretti, se materiais como esse forem distribuídos pelo governo, os que foram comprados serão usados para outras vacinas. A imunização vai começar pelo grupo de risco para a covid-19. O município conta com 22 salas de vacina.
Guaramirim
Guaramirim já está preparada para receber as vacinas, oito unidades estão totalmente equipadas e também tem uma boa quantidade de seringas e agulhas. Quando a vacina for disponibilizada o município pode começar imediatamente a vacinar.
Porto União
Porto União comprou 42 mil seringas e agulhas e na próxima semana deve adquirir mais 30 mil. Além disso, o município tem treinado os profissionais de saúde para quando for iniciada a vacinação.
Barra Velha
Segundo o secretário de Saúde Eduardo Peres, o município já adquiriu 30 mil seringas e agulhas e estão chegando mais 30 mil. Já as vacinas para combater o Covid-19, a Secretaria de Saúde aguarda resposta do Ministério da Saúde.
Matéria em atualização no aguardo de respostas das demais prefeituras da região.
via: ND+