Duas pessoas já haviam sido presas até as 10h desta quarta-feira (9); autores sequestravam vítimas e pediam grande quantidade de dinheiro para o resgate
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou na manhã desta quarta-feira (9) em Joinville uma operação que investiga crimes de extorsão mediante sequestro. Batizada de Operação Kick, a ação é coordenada pela Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) do Estado. Duas pessoas já haviam sido presas em Joinville até as 10h.
Segundo as investigações, os crimes teriam ocorrido ao longo dos anos e os autores seriam moradores de Joinville, Camboriú e Itajaí. Eles sequestravam as vítimas e pediam uma grande quantidade em dinheiro para o resgate.
Um dos casos teria ocorrido em 2019. Um empresário da região de Santa Cruz do Sul teria ido até a cidade para negociar um maquinário agrícola, que teria sido anunciado por um valor de R$ 270 mil. Porém, ao chegar no local, a vítima teria sido obrigada a fornecer as senhas dos cartões bancários.
Além disso, por meio de um aplicativo de celular, os sequestradores efetuaram diversas transferências, o que causou um prejuízo de R$ 91.350 ao empresário. Outros 14 fatos, com uma dinâmica parecida, foram registrados durante a investigação.
Nesta quarta-feira (9) devem ser cumpridos oito mandados de prisão, sendo quatro em Joinville e quatro em cidades do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Igrejinha e São Leopoldo); e 24 mandados de busca e apreensão em Joinville, Camboriú e Jaguaruna, em Santa Catarina, em Rio Grande, Chuí, Porto Alegre, Gravataí e Igrejinha, no Rio Grande do Sul, além de um mandado no Espírito Santo.
Também houve o bloqueio de contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas, que teriam recebido os valores do crime.
via: ND+